Clínica dental

o que são e como fazem parte do nosso dia a dia – Polyexcel

[título_original] – Nueva actualización 2023

Somos un pequeño grupo de apasionados profesionales de la odontología que han estado escribiendo artículos para el público durante más de 10 años. Nuestra misión es proporcionar información precisa y actualizada sobre la salud bucal para que las personas puedan tomar decisiones informadas sobre su atención dental.
Sabemos que una excelente salud bucal es esencial para la salud y el bienestar general, y estamos comprometidos a ayudar a nuestros lectores a lograr y mantener dientes y encías saludables.

Se olhar ao seu redor neste momento, você vai perceber uma série de objetos feitos de polímeros sintéticos, mesmo que não saiba. Quer fazer um teste? Escolha quaisquer três objetos que estão perto de você. Se um deles, pelo menos, tiver algum componente feito de plástico, você está diante de um polímero.

O que pode diferenciar esse polímero de outros que também existem, muito próximos de nós, é o material que o compõe e a maneira como ele é feito. Por exemplo, alguns polímeros surgem naturalmente e também estão presentes em nosso cotidiano. Entenda melhor no artigo a seguir!

Materiais sintéticos

Se existem vários tipos de polímeros, o que diferencia cada um deles? Inicialmente, dividimos os polímeros em duas categorias: os naturais e os sintéticos. Como o nome sugere, os polímeros naturais são aqueles que surgem de maneira orgânica na natureza.

Por outro lado, os polímeros sintéticos são aqueles feitos a partir de insumos e processos criados em laboratório. Inclusive, o primeiro material sintético criado foi um plástico: o Parkesine foi patenteado em 1855, a partir de um polímero natural, a celulose. Por ser derivado de material orgânico, hoje, ele é considerado um semi sintético.

Atualmente, a principal matéria-prima dos polímeros sintéticos é o petróleo. No entanto, já existem tecnologias que possibilitam criar polímeros a partir de materiais renováveis. A eles, damos o nome de biopolímeros, que não deixam de entrar na categoria de sintéticos.

Sintético X Manufaturado

É importante ressaltar que nem todo objeto manufaturado é sintético. Uma mesa feita de madeira pura, por exemplo, é manufaturada, pois foi feita por homens ou máquinas. No entanto, de maneira geral, ela ainda é um material sem nenhuma modificação química feita por humanos.

Por outro lado, objetos sintéticos são criados por meio de processos não naturais. Isso significa que o produto final, mesmo que seja encontrado na natureza, teve origem em processos químicos feitos em laboratório. Contudo, a maioria dos produtos sintéticos não podem ser encontrados na natureza.

Quais são os polímeros sintéticos?

Agora que você já sabe a diferença entre os polímeros naturais e sintéticos, está na hora de conhecer como esses materiais produzidos em laboratório são importantes para o nosso dia a dia. Popularmente, eles são conhecidos como plásticos, mas é fundamental separar os conceitos.

Para isso, é importante não criar a ideia de que polímero é plástico. Isso porque, como explicamos, existem polímeros que são naturais e o plástico, por si só, é um material sintético. Então, sim, todo plástico é um polímero, porém nem todo polímero é um plástico.

Termoplásticos

Os termoplásticos são polímeros que, submetidos a calor e pressão, tornam-se maleáveis novamente. Dessa maneira, por meio de processos como o sopro e a injeção, esses materiais podem ser remodelados e transformados em outros objetos.

Uma das principais características dos polímeros termoplásticos é que eles não costumam perder as boas propriedades quando são remodelados. Assim, eles são considerados opções mais sustentáveis, visto que, teoricamente, possuem utilidades infinitas. 

Alguns exemplos de termoplásticos são:

  • policloreto de vinila: conhecido pela sigla PVC, o material é vastamente utilizado em cabos e tubulações;
  • politereftalato de etileno: utilizado especialmente pela indústria de bebidas, o PET também pode ser encontrado em roupas;
  • polietileno: podendo ser encontrado em alta, média ou baixa densidade, o polietileno (PE) é um dos mais utilizados no mundo;
  • polipropileno: referido por meio da sigla PP, o polipropileno é usado em embalagens e equipamentos médicos.

Termofixos

Da mesma forma que os demais tipos de polímeros, os termofixos são criados a partir do processo de polimerização. No entanto, o diferencial desse material é que, após o primeiro aquecimento e a modelagem, ele não pode ser remodelado.

Dessa forma, enquanto um termoplástico pode ser usado para vários fins, o termofixo permanecerá com as características iniciais para sempre. Isso significa que, para reutilizar esse tipo de material, é preciso ressignificar a proposta original dele, visto que ele não pode ser reciclado.

Alguns dos compostos termofixos que temos atualmente são:

  • poliacetato de etileno vinil: o EVA é um dos materiais com que mais temos contato desde a infância. É utilizado em brinquedos, sapatos e laminações;
  • resina epóxi: esse tipo de material é muito requisitado por conta da durabilidade, por isso serve como acabamento para pisos e fabricação de móveis;
  • poliuretano: também chamado pela sigla PU, esse polímero é usado principalmente como estofado para camas e cadeiras.
  • baquelite: a baquelite é um dos polímeros sintéticos mais antigos. É usada para criar objetos como bolas de bilhar, revestimentos e instrumentos elétricos.

Garanta os melhores polímeros sintéticos na Polyexcel

A Polyexcel cria diversos compostos poliméricos sintéticos para você ter a melhor qualidade em cabos de energia e telecomunicações. Desde termoplásticos a termofixos, você encontra um catálogo completo e seguro para seu negócio.

Além disso, se você tiver qualquer dúvida sobre os produtos ou o setor, você pode consultar nosso blog ou entrar em contato conosco. A Polyexcel ficará muito feliz por ajudar!

Lea más publicaciones relacionadas [título_original] en la misma categoría

Somos un pequeño grupo de personas apasionadas que han estado escribiendo artículos dentales durante los últimos años. Creemos que una buena salud oral es la clave para una vida feliz y saludable. Nuestro objetivo es proporcionar información precisa y actualizada sobre todos los aspectos de la odontología para que nuestros lectores puedan tomar decisiones informadas sobre su salud bucal.
Sabemos que elegir un dentista o un tratamiento dental puede ser abrumador, pero esperamos que nuestros artículos ayuden a que el proceso sea un poco más fácil.
Categorías principales

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Back to top button