Clínica dental

Marketing digital para PME: por onde começar?

[título_original] – Nueva actualización 2023

Somos un pequeño grupo de apasionados profesionales de la odontología que han estado escribiendo artículos para el público durante más de 10 años. Nuestra misión es proporcionar información precisa y actualizada sobre la salud bucal para que las personas puedan tomar decisiones informadas sobre su atención dental.
Sabemos que una excelente salud bucal es esencial para la salud y el bienestar general, y estamos comprometidos a ayudar a nuestros lectores a lograr y mantener dientes y encías saludables.

A pandemia veio mudar a forma como olhamos para o negócio. Se antes deste período já era importante a sua empresa destacar-se da concorrência, na retoma da economia é importante que se foque numa estratégia diferenciadora para promover o seu negócio.

Se esta nunca foi uma prioridade, dar os primeiros passos numa estratégia de marketing digital para PME pode parecer assustador. Existem centenas de artigos de blogs, vídeos, guias e cursos sobre o tema. Não há um especialista nesta área que não concorde que é fundamental as empresas trabalharem a sua presença online.

No entanto, o que nunca é referido, é que são necessários recursos para elaborar e implementar uma estratégia. E não falamos apenas de recursos financeiros, mas também de recursos humanos e tecnológicos. Quando dentro da empresa não existe o know-how, nem colaboradores disponíveis para o adquirirem, todo este processo pode ser sabotado mesmo antes de começar. 

Sejamos francos, são muito poucas as empresas que têm o orçamento da Google ou da Amazon. Por isso, antes de começar a investir nesta área, é necessário que faça alguma reflexão. Uma abordagem mais inteligente poderá passar por pensar de forma escalável, priorizando o custo/benefício das ações a implementar. Então, por onde começar? 

 

alinhe objetivos de negócio com objetivos de marketing

Alinhe os objetivos de negócio com os objetivos de marketing

Para criar uma estratégia de marketing digital para a sua PME comece pelos objetivos para a empresa. O que procura alcançar? Faça este exercício e anote as metas que pretende atingir, definindo objetivos SMART: específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com um período de tempo definido. 

Pense no seguinte exemplo. Em vez de “quero aumentar as minhas vendas”, defina um objetivo SMART como “até ao final do ano quero aumentar as minhas vendas de smartphones em 20%”. Percebe a diferença? Quanto mais específico for na definição dos objetivos, mais eficaz será a análise dos resultados.

Após este processo, comece a definir objetivos de marketing que o possam ajudar a concretizar os objetivos do negócio.

 

Identifique recursos disponíveis

Identifique recursos disponíveis

É muito importante fazer o levantamento dos recursos disponíveis antes de definir uma estratégia de marketing digital para PME. Lembre-se que o marketing será sempre um conjunto de ações e, como tal, tem que funcionar como uma orquestra, ou seja, todos os canais têm que estar afinados e alinhados entre si. 

Nesta questão dos recursos, pense a quantos colaboradores da sua empresa poderá atribuir novas tarefas ou se será necessário contratar alguém, qual o orçamento disponível, que ferramentas tecnológicas possui e quais vai precisar de contratar ou adquirir. Não adianta planear uma estratégia muito complexa se não tiver os recursos necessários para a cumprir. 

 

identifique a sua persona

Conheça o seu potencial cliente

No marketing digital é fundamental que conheça os seus clientes. E não falamos do senhor José da empresa X ou da dona Maria da empresa Y.  Deve ter bem identificado o seu cliente tipo: se são mulheres ou homens, os seus gostos, os desafios que enfrentam, onde vivem, o que precisam e o que os preocupa. No fundo, a persona dos seus clientes.

Ter uma representação real do seu cliente como um todo é uma excelente forma de adequar a estratégia. Por exemplo, se conhecer as dúvidas do seu cliente, conseguirá produzir conteúdo com as respostas para essas questões, atraindo até si o seu potencial cliente. 

Desta forma, quer estejamos a falar de anúncios ou de publicações nas redes sociais, é mais vantajoso saber previamente a quem se destina a mensagem, para que não só o conteúdo, como o próprio tom seja adequado. Lembre-se: se tentar falar para toda a gente, vai acabar por não conseguir falar com ninguém. 

 

pense de forma estratégica

Pense estrategicamente

Quando os recursos não são ilimitados é essencial sermos inteligentes e pensar de forma estratégica. Um plano de marketing digital para PME pode passar por diferentes canais, mas a sua empresa não precisa de estar presente em todos. Provavelmente nem fará sentido. 

Além disso, se não tem os recursos para conseguir ter uma presença consistente em todas as redes, simplesmente faça opções e concentre-se naquele ou naqueles que poderão ser os canais mais indicados para o seu caso. Onde estão os seus clientes e/ou os seus potenciais clientes? Comece por aí. 

No início, foque os seus esforços de marketing nos canais que lhe possam trazer um retorno maior a curto prazo. Haverá tempo para a sua estratégia crescer de forma sustentada.

 

Chegou a hora de planear a sua estratégia

Se desenvolveu todos os passos anteriores, parabéns!, tem a base para construir um plano de marketing digital para PME acionável. Uma vez que já definiu o canal ou os canais por onde irá começar, crie um calendário de ações. Planear com antecedência é a chave para que não existam falhas. 

A criação de um calendário, tanto de ações como de publicações é uma forma de assumir um compromisso. Existem datas para realizar determinada atividade e para publicar determinado conteúdo e, desta forma, aos poucos, a sua empresa começará a desenvolver uma presença digital relevante.

Avance de forma consistente e escalável, tendo sempre em conta os recursos disponíveis e as necessidades do seu negócio. Defina bem as prioridades e atue de acordo com estas. E se tiver dificuldades na tomada de decisões, anote esta dica extra: a metodologia de Design Thinking pode ser uma ajuda preciosa. Na Liqui.do não a dispensamos! 

 

Lea más publicaciones relacionadas [título_original] en la misma categoría

Somos un pequeño grupo de personas apasionadas que han estado escribiendo artículos dentales durante los últimos años. Creemos que una buena salud oral es la clave para una vida feliz y saludable. Nuestro objetivo es proporcionar información precisa y actualizada sobre todos los aspectos de la odontología para que nuestros lectores puedan tomar decisiones informadas sobre su salud bucal.
Sabemos que elegir un dentista o un tratamiento dental puede ser abrumador, pero esperamos que nuestros artículos ayuden a que el proceso sea un poco más fácil.
Categorías principales

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Back to top button