Clínica dental

3 estratégias de Marketing para fidelizar seus pacientes

[título_original] – Nueva actualización 2023

Somos un pequeño grupo de apasionados profesionales de la odontología que han estado escribiendo artículos para el público durante más de 10 años. Nuestra misión es proporcionar información precisa y actualizada sobre la salud bucal para que las personas puedan tomar decisiones informadas sobre su atención dental.
Sabemos que una excelente salud bucal es esencial para la salud y el bienestar general, y estamos comprometidos a ayudar a nuestros lectores a lograr y mantener dientes y encías saludables.

O número de clínicas odontológicas só aumenta no Brasil, e já chegou a mais de 62 mil consultórios espalhados por todos os estados, de acordo com dados do CFO (Conselho Federal de Odontologia). Dessa forma, torna-se um desafio para os Dentistas não só conquistar novos pacientes, mas também fidelizá-los. Aprenda aqui as 3 estratégias de Marketing para fidelizar seus pacientes no consultório. 

Além de um atendimento de excelência, o Marketing também é uma ferramenta essencial para a fidelização dos pacientes. Afinal, através de um planejamento de comunicação é possível reduzir o tempo de retorno ao consultório e aumentar a confiança no trabalho realizado. Por isso, listamos três estratégias de Marketing que podem alavancar os resultados no seu consultório. Confira:

1. Invista em uma comunicação com o seu paciente que vai além do agendamento de consultas 

Que o paciente deve ser bem informado quanto ao horário das consultas e qualquer alteração de agenda, todos já sabem. Mas, manter um relacionamento com os pacientes além das confirmações de calendário é muito importante. 

Invista em uma planilha com os dados de todos os seus pacientes e anote informações importantes sobre eles, como a data de aniversário e o procedimento realizado. Crie uma régua de comunicação para parabenizá-los, compartilhar uma novidade da clínica ou uma curiosidade sobre a Odontologia. 

No caso de procedimentos que precisam ser feitos com recorrência, uma dica é anotar as datas indicadas para retorno e, com alguns dias de antecedência, começar a enviar informativos sobre a importância da realização desse procedimento. Essa é uma forma sutil, porém eficaz, de manter vivo o relacionamento com os pacientes, sem ser insistente no agendamento de uma consulta. 

2. Ofereça diferenciais no momento do atendimento

A hora da consulta também deve ser levada em consideração na hora de estabelecer uma estratégia de Marketing assertiva, e existem diversas formas de estabelecer uma relação duradoura com o paciente quando ele já está no consultório. 

Uma delas é oferecendo brindes, como canecas, escovas de dente, kits para cuidado com o sorriso e até um doce sem açúcar após a consulta. Lembre-se sempre de personalizar o presente com a logo do seu consultório, de forma que a sua marca fique registrada na memória dos pacientes de forma positiva. 

3. Invista em uma estratégia de Marketing Digital 

Através das redes sociais, é possível não só oferecer um conteúdo de qualidade para atrair novos pacientes, mas também para fidelizar os antigos. Existem diversas opções de anúncios em plataformas como o Facebook e Instagram, por exemplo, que atingem usuários que já seguem a sua página – ou até mesmo uma lista de contatos do seu consultório – com uma comunicação preparada especialmente para esse público. Assim, é possível alimentar pacientes que já frequentaram a sua clínica com informações sobre procedimentos, conteúdos interativos e convites para agendar uma nova consulta. 

Gostou das dicas? Não se esqueça que o objetivo de implementar estratégias de Marketing é ser constantemente lembrado pelo seu público de interesse. Dessa forma, aliado com um bom atendimento, esse planejamento de comunicação torna-se uma ferramenta poderosa para fidelizar pacientes. 

Referências:

https://blog.dentalspeed.com/marketing-de-relacionamento-dicas-para-fidelizacao-de-pacientes/ 

https://website.cfo.org.br/estatisticas/quantidade-geral-de-entidades-e-profissionais-ativos/ 

https://gestaodaclinica.com.br/fidelizar-o-paciente/ 

Lea más publicaciones relacionadas [título_original] en la misma categoría

Somos un pequeño grupo de personas apasionadas que han estado escribiendo artículos dentales durante los últimos años. Creemos que una buena salud oral es la clave para una vida feliz y saludable. Nuestro objetivo es proporcionar información precisa y actualizada sobre todos los aspectos de la odontología para que nuestros lectores puedan tomar decisiones informadas sobre su salud bucal.
Sabemos que elegir un dentista o un tratamiento dental puede ser abrumador, pero esperamos que nuestros artículos ayuden a que el proceso sea un poco más fácil.
Categorías principales

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Back to top button